Como colocar barras de apoio para idosos

0

Instalar barras de apoio para idosos é uma forma simples, mas muito efetiva de mostrar carinho e respeito por aqueles que cuidaram de nós. Esse tipo de estratégia e mudanças domésticas se fazem ainda mais necessárias em uma época como a que vivemos, onde a expectativa de vida está muito alta e já podemos dizer com certa segurança que muitos de nós experimentaremos a velhice.

Nesse cenário, nada mais justo do que instalar algumas barras de apoio em casa, em diversos cômodos, principalmente aqueles com maior potencial para acidentes e escorregões, como o banheiro. Nesse post, falaremos mais sobre as barras de apoio para idosos e daremos algumas dicas sobre esses objetos.

Qual a importância de instalar barras de apoio para idosos?

Você sabia que quedas já são a terceira causa mais recorrente de morte entre a população acima de 65 anos? Bom, cair e tropeçar é um problema para qualquer um, e acreditamos que a maioria de nós já passou por esse sufoco. Muitos já ouviram falar de acidentes graves relacionados a esse evento um tanto quanto corriqueiro.

Qual a importância de instalar barras de apoio para idosos?
Fonte/Reprodução: original.

Com o avanço da idade, fica ainda pior, pois além da fragilidade do corpo, que sofrem com mais fraturas com facilidade, escoriações e todo tipo de dano e machucados, eles também têm mais propensão a cair.

Idosos são mais fracos, têm menos firmeza e menos equilíbrio. Não só isso, eles também têm menos reflexos e dificilmente poderão tentar aparar a queda de forma menos danosa.

Tudo isso faz com que seja ainda mais necessário e benéfico à utilização de barras de apoio em casa, para conseguirmos evitar acidentes mais graves com nossos idosos. Com as barras de apoio, os idosos podem se sustentar e evitar as quedas, ou pelo menos as quedas mais graves.

Quais os tipos e como escolher a barra de apoio para idosos corretamente?

Existem variados tipos de barras de apoio e essa variedade se deve pela necessidade de adaptação para cada ambiente. Vamos entender quais são:

Barra de apoio reta

As barras de apoio retas são as mais clássicas, usadas em banheiros adaptados a pessoas com necessidades especiais como cadeirantes.

Barra de apoio angular

Esse tipo de barra de apoio é curva, feita para facilitar a firmeza quando ela é pegada e o indivíduo solta seu peso nela.

Barra de parede a piso

Esse tipo de barra é colocada de modo vertical, se conectando no piso e na parede em alguma altura onde o indivíduo consiga segurá-la mesmo ao estar de pé. É utilizada principalmente para situações onde a pessoa pode abaixar e mesmo assim segurar na barra.

Barra em L

Um tipo de barra que lembra o formato da letra L e forma um ângulo de 45°. Bastante comum em banheiros.

Barras articuladas

Esse tipo de barra de apoio tem uma articulação que permite que ela seja recolhida quando não está em uso. Ideal para espaços pequenos.

Como instalar barras de apoio para idosos para cada modelo?

Ao instalar as barras de apoio, é preciso alguns cuidados. O primeiro e mais essencial é certificar que o material das barras é de boa qualidade. O recomendado é que tenham pelo menos 30 mm de espessura, sejam resistentes à corrosão e suportem pelo menos 150 kgs.

Com as barras adequadas, é feita a instalação por um profissional competente que saiba os locais certos para a instalação.

Importante indicar aqui alguns cuidados quanto ao local de instalação, principalmente na área da furação, onde serão anexadas as barras. Tome cuidado com locais onde há fiação, canos, se a parede suporta ser furada, etc.

Tudo deve ser feito com máxima preocupação, de modo a respeitar toda a norma de instalação e levar em conta a movimentação que o idoso necessita realizar no local.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Leia Mais

Privacidade & Politica de Cookies