Cuidados que você tem que ter com a sua prancha de bodyboard

0

A prancha de bodyboard é um dos acessórios que não pode faltar no verão de quem gosta de praia e esportes radicais. Com ela, as pessoas tem a capacidade de surfar na superfície das ondas, ao apoiar o tronco em direção à areia.

O esporte praticado com esse tipo de prancha se chama bodyboarding, e por ser mais fácil que o surf, é praticado por pessoas de todas as idades e até mesmo crianças.

O que é e quais os tipos de prancha de bodyboard?

A prancha de bodyboard é um tipo de prancha de baixa densidade, normalmente feita de polietileno ou polipropileno, com um tamanho menor do que as usadas para surf.

o que é e quais os tipos de prancha de bodyboard
Fonte/Reprodução: original

Apesar de parecerem todas iguais à primeira vista, as pranchas de bodyboard têm diferentes espessuras, tipos de rabeta e rail, que é a parte lateral, onde o surfista segura. Todos esses detalhes influenciam diretamente em diversos aspectos na prática do esporte, como a velocidade, aderência na água e tipos de onda.

As bordas da prancha de bodyboard são classificadas em borda 60/40 ou borda 50/50. E os tipos de prancha, que na verdade são os tipos de rabeta, encontrados no mercado hoje são conhecidas como:

  • Bat tail;
  • Bat square;
  • Square;
  • Crescent tail;
  • Bat roud;
  • Prancha drop-knee.

Quando falamos de rail, os tipos disponíveis são chamados de mesh, slick, stringer e nose.

Qual a origem da prancha de bodyboard?

Diferente do que muita gente imagina, o bodyboarding não é um esporte atual. Pelo contrário, acredita-se que tenha origem no século XV e era muito praticado pelos polinésios.

Naquela época, as pranchas eram, na verdade, pedaços de madeira e se diferenciavam do surf tradicional, que era considerado um esporte da realeza, por isso, as usadas na prática do bodyboarding eram chamadas de pranchas do povo.

O bodyboarding como conhecemos hoje foi inventado por um norte-americano, no começo dos anos 70, e a prancha foi feita de maneira improvisada, só que mais leve e confortável de ser utilizada do que as anteriores de madeira.

A prancha de bodyboard criada por ele era feita de espuma e se assemelhava muito com a utilizada hoje em dia.

Qual a parafina ideal para prancha de bodyboard e como usar?

Apesar do bodyboarding ser um esporte muito praticado no Brasil, os praticantes ainda sofrem com a escassez de alguns acessórios. Um exemplo disso é a parafina, que ajuda melhorar a aderência na prancha, que não é encontrada no Brasil na tipagem específica para o bodyboarding.

Por isso, o indicado é usar parafinas de acordo com a temperatura da água. Assim, você consegue melhorar a aderência de acordo com as necessidades naquele momento.

O lugar onde a parafina será aplicada também faz toda diferença. Para melhorar seu desempenho no bodyboarding, aplique-a no bico, apoio dos cotovelos e no meio da prancha. Faça movimentos circulares com as parafinas nesses locais e realize testes, se necessário, volte a aplicar.

Quanto tempo dura uma prancha de bodyboard?

A duração da prancha de bodyboard depende muito da frequência que você utiliza, como guarda e como realiza a manutenção dela. No geral, a prancha dura em média 12 meses, porém, se você utiliza todos os dias, essa vida útil diminui e pode ficar entre 6 e 8 meses.

7 dicas para cuidar da sua prancha de bodyboard

Cuidar da sua prancha de bodyboard aumenta sua vida útil e ainda ajuda a manter seu desempenho sempre bom. Alguns cuidados simples devem ser colocados na sua rotina, como:

  • Armazene no local correto, em um ambiente seco e arejado;
  • Use a prancha apenas para a prática de bodyboard;
  • Uma capa protetora ajuda a mantê-la protegida, o que aumenta sua vida útil;
  • Após usar, sempre lave com água doce corrente e sabão neutro;
  • Troque a parafina sempre que perceber que está suja ou velha;
  • Jamais use uma prancha de bodyboard quebrada, busque ajuda profissional para o reparo;
  • Invista em pranchas de boa qualidade.

Agora que você já sabe tudo sobre a prancha de bodyboard, chegou a hora de escolher a sua e apostar em um excelente esporte, que promove benefícios para o corpo todo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Leia Mais

Privacidade & Politica de Cookies