Dicas para faxina em casa com as crianças: rápida e sem estresse

1

Quando existem crianças de todas as idades dentro de casa, manter a casa arrumada e limpa torna-se uma incansável luta. Essa luta faz-se ainda mais cansativa e estressante em dias de faxina.

Por isso, é necessário que nos dias definidos para faxina da casa as crianças da tenham suas próprias atividades. Com as atividades definidas, as crianças vão se manter ocupadas, o dia definido para limpeza torna-se mais rápido e também eficiente.

Além disso, também é possível incluir crianças maiores na faxina, com serviços que demandam pouco esforço. Confira a seguir algumas dicas para uma faxina rápida e sem o estresse provocado por crianças dentro de casa.

O que fazer para as crianças não atrapalharem enquanto faxina a casa?

Crianças são seres curiosos que demandam atenção e muitos cuidados. Por isso, realizar a limpeza da casa com eles é uma tarefa bastante estressante e difícil de se realizar. Para que o dia da faxina ocorra sem muito estresse, é necessário ocupar o tempo ocioso das crianças, pois só assim será possível acelerar a limpeza e arrumação.

Nenhuma criança se mantém quieta facilmente, pois todas apresentam muita energia e curiosidade. É preciso pensar bem nas atividades que manterão elas ocupadas com diversão e aprendizado durante a faxina da casa. Também é necessário escolher a atividade conforme a idade da criança, pois cada idade possui suas necessidades próprias.

Para o dia da faxina realmente funcionar, as crianças precisam de atividades que as mantenham em um só lugar para não atrapalhar nos cômodos que estão sendo limpos. Veja a seguir sugestões de atividades para crianças realizarem enquanto a faxina está sendo realizada.

Artesanato

Essa dica é bastante valiosa para captar a atenção de crianças de 5 a 10 anos. Para isso, basta disponibilizar embalagens recicladas, material artístico como lápis, caneta e tintas, e uma pequena mesa ou espaço onde as crianças deverão soltar a imaginação.

A realização de algo artístico consegue prender a atenção da criança por muitas horas por ser algo divertido e criativo. Além disso, atividades assim conseguem estimular novos sentidos e a imaginação do pequeno. Para essa atividade, não é necessário que a criança esteja dentro de casa, ela é facilmente realizada ao ar livre e quintais.

Logo após a atividade, recomenda-se que as próprias crianças limpem o local e guardem suas coisas. Isso auxilia na autonomia e responsabilidade.

Mini teatro

Outra atividade que estimula a imaginação e mantém as crianças ocupadas durante a faxina da casa é o mini teatro. Para isso, é necessário que as crianças sejam instruídas a criarem suas próprias histórias e depois encena-las.

Para deixar a atividade ainda mais divertida, a dica é disponibilizar roupas velhas, fantasias e objetivos para criação de um cenário. A atividade pode ser feita dentro do próprio quarto das crianças ou em um quintal aberto.

Cinema em casa

Qual criança não gosta de um bom filme ou desenho animado. Com os filmes, as crianças conseguem aprender sobre novas culturas, emoções e descobrem novas histórias. Por isso, é possível prender a atenção de toda a turminha com a criação de um cinema.

Para essa atividade, basta escolher um filme conforme a faixa etária das crianças, disponibilizar um local confortável, talvez fazer um pouco de pipoca e dar as devidas orientações para a sessão de cinema ocorra como o planejado.

A criançada na faxina: dicas de como recrutar esses ajudantes

Envolver a criança nas atividades domésticas da casa também pode ser uma ótima opção e extremamente benéfico ao desenvolvimento do pequeno.

Com atividades definidas em casa, a criança poderá se tornar mais responsável e independente. Além disso, também vão se ver como parte importante na colaboração durante a limpeza, e assim desenvolvem ainda mais sua confiança e autoestima.

Para incluí-las na faxina e organização da casa, é preciso que uma rotina seja estabelecida com atividades conforme a idade.

Para bebês de 2 a 3 anos, a atividade pode ser apenas o ensinamento e pequenas regras sobre arrumação dos próprios brinquedos, regras sobre o lixo e cuidados com as plantas e animais da casa.

Entre 3 e 5 anos, as crianças poderão fazer um pouco mais, é possível ensiná-las a guardar as próprias roupas em gavetas e lavar objetos de louça sob supervisão. Para isso, é importante separar objetos de plástico e não cortantes.

Já as crianças com 6 a 7 anos já conhecem os riscos de objetos cortantes e vidros. Por isso, já podem lavar uma quantidade maior de louça com supervisão. Nesta fase, a criança também está apta para cuidar de seu próprio cômodo, como organização do quarto, cama e material escolar.

Crianças maiores de 8 anos já podem ter suas próprias obrigações como tirar poeira dos móveis, varrer o chão e ainda zelar pelo próprio quarto e brinquedos. Após os 10, indica-se tarefas mais complexas, pois já entendem riscos e conseguem manusear alguns produtos de limpeza.

É importante que dentro de casa seja estimulada a cultura da organização. Com crianças desenvolvendo suas próprias atividades de limpeza e arrumação, é possível que a casa se mantenha mais limpa e organizada. Mas o maior benefício será para a própria criança, que vai crescer com mais autonomia, senso de responsabilidade e saberá dar valor às atividades de dentro de casa.

Como realizar a limpeza rápida: dicas de organização e produtos

Uma casa com crianças, mesmo elas com suas próprias atividades, é necessário que o dia de limpeza e arrumação seja o mais rápido possível. Ainda mais quando os horários são extremamente apertados e existem outras obrigações.

Com algumas dicas para faxina rápida, é possível dar andamento a outras atividades com mais rapidez, se estressar menos e ainda manter a casa em perfeito estado. Para isso, a primeira dica é que antes do início da faxina ou limpeza da casa, cada objeto seja colocado em seu devido lugar. Por isso é importante estabelecer um lugar específico para cada um dos objetos, como chaves, controles, fios, entre outros.

O dia da faxina também não precisa ser algo pesado. É totalmente válido colocar músicas animadas durante o processo de limpeza. Isso pode motivar e fazer com que a arrumação seja mais fluida, sem aquele ar de obrigação.

Para um dia de limpeza mais completo, é necessário priorizar as atividades. As atividades mais pesadas, como limpeza de banheiro e cozinha, são consideradas prioritárias. Por esse motivo, inicie a faxina por elas.

Para que tudo ocorra da melhor forma, a criação de um cronograma de limpeza pode ajudar bastante. Além disso, tentar manter a casa limpa e organizada durante os dias da semana pode diminuir o peso da faxina.

É importante que todos os moradores da casa participem e tenham suas próprias atividades durante a faxina. Por isso, estabeleça isso na preparação do cronograma de limpeza. Assim, a faxina será mais rápida e eficiente.

1 comentário
  1. […] deixa essa tarefa mais rápida. Pensar sobre isso é interessante porque não costuma existir muito espaço no apartamento para estender as roupas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Leia Mais

Privacidade & Politica de Cookies