6 dicas de faxina para otimizar a limpeza da casa

5

A faxina na casa sempre foi algo muito importante, para manter longe animais indesejáveis, como mosquitos, baratas e ratos. E manter alimentos e móveis limpos e conservados. Mas nos últimos anos com a pandemia, a higiene se tornou algo ainda mais essencial, tanto com o próprio corpo, quanto com a casa.

Realmente é uma atividade cansativa e pesada, principalmente se você estiver pensando em fazer direito. Então nesse artigo vamos te mostrar algumas dicas para otimizar e agilizar a limpeza da sua casa.

Organização da limpeza doméstica: criando cronograma da faxina

Para estabelecer uma rotina com os cuidados da casa é simples, você pode escolher fazer uma faxina semanal e manter a casa limpa durante os outros dias da semana, fazendo apenas os trabalhos diários da casa, como lavar pratos, varrer a casa e lavar roupas.

Caso opte por outra ideia, você também pode dividir os dias da semana para realizar as suas funções, se optar por isso, nós indicamos que faça anotações diárias sobre o que precisa ser feito com urgência, o que já foi feito e o que está perto de precisar fazer.

Os itens essenciais para uma faxina são: detergente, cloro, álcool, luvas de borracha, desinfetante, limpa vidros, entre outros. Uma dica interessante é dividir as tarefas com os outros moradores da residência, quer mais dicas? Veja a seguir.

Veja 6 dicas para a limpeza caseira mais rápida e eficiente

Vamos te mostrar as 6 principais dicas para uma faxina rápida e eficiente.

  • Comece organizando, colocando tudo em seu devido lugar. Tire roupas, sapatos, objetos, embalagens e papéis do caminho, vai facilitar pois na hora de varrer e passar pano não vai ter nada no caminho.
  • Comece a limpar do fundo da casa para a frente, isso fará que você não fique pisando nos lugares que já varreu ou passou pano e evitará quedas e escorregões.
  • Na hora de varrer, varrer embaixo de tudo e tire os móveis do lugar, para varrer atrás. Se esse processo não for feito, fica poeira e sujeira atrás dos móveis.
  • Não use a mesma água para passar pano na casa toda. É necessário a troca frequente da água para não correr o risco de sujar um cômodo que você está tentando limpar.
  • Sempre limpe de cima para baixo. Primeiro os cantos, depois prateleiras altas ou estantes e só depois os móveis baixos e o piso.
  • Quando for lavar a louça, deixe os recipientes incrustados ou muito engordurados de molho, na água quente. Isso facilitará a limpeza das superfícies mais difíceis de limpar.

Caso você tenha uma dica diferente, comente abaixo.

Organização dos utensílios de limpeza

Já te informamos quais os produtos essenciais para fazer uma limpeza adequada em casa. Mas e os panos?

No caso de limpeza de janela, panos normais podem gerar manchas deixar pelos, orientamos que nesse caso substitua para materiais com microfibras.

Para limpar o chão orientamos um pano mais grosso, para agilizar o processo e trazer uma limpeza maior. Para tirar poeira de móveis ou paredes pode ser usado uma camisa velha, panos de prato antigos ou até filtro de café.

Substituir os panos de limpeza é algo ideal e também deve ser feito com uma certa frequência, para evitar proliferação de fungos ou bactérias. No caso dos panos estarem muito sujos, mas ainda não foi o momento de trocar, indicamos que deixe eles de molho de um dia para o outro, com água e cloro.

Música: faxinar, relaxar e se divertir

Esse é o passo mais importante, a casa é um trabalho que temos como obrigação para manter um ambiente agradável. Como muitos serviços são feitos quase que de forma diária, é necessário ter algo para tornar mais divertido todo o processo.

Ouvir música ajuda a manter o humor e até anima, em dias que o desânimo fala mais alto. Talvez seja interessante até arriscar algumas coreografias para distrair um pouco desse trabalho que pode ser tão massante. Então, coloque um som animado ou a sua playlist com as músicas que mais gosta. Acenda um incenso para relaxar e agora é só arrumar!

Arrumar a cama e espanar antes de varrer

Essa é a parte mais simples e provavelmente uma das que devem ser feitas com mais frequência. Arrumar a cama pode se tornar um hábito matinal, consequentemente vai te trazer um dia produtivo e um sono melhor ao chegar em casa. Além da cama é necessário que todas as superfícies sejam limpas, para tirar o pó ou a sujeira. Esse passo também é bem simples, você só vai precisar de um espanador ou um pano úmido para tirar poeira, se quiser também é indicado incluir um produto para dar brilho aos móveis e utensílios da casa.

Organize os itens sujos antes de lavar a louça

Essa parece uma tarefa boba, mas traz maior organização e agilidade no trabalho. Indicamos que sempre organize as louças antes de começar a lavar. Sugerimos que lave primeiro os copos, em seguida os pratos, as colheres e por último as vasilhas grandes e panelas.

Pois são as que mais acumulam gordura. Essa não é uma regra a ser seguida, você pode organizar da forma que preferir, contanto que ajude a otimizar o seu trabalho.

Cuidados com produtos químicos de limpeza

Cuidado com os produtos de limpeza, sempre use luvas na limpeza da casa pois esses produtos podem causar alergias e irritação na pele. Leia sempre o rótulo e as recomendações para não passar o produto inadequado no local e acabar manchando, arranhando, ou ressecando alguma superfície.

Lavagem do banheiro: o cômodo final

O banheiro e a cozinha são os cômodos da casa que mais precisamos ter atenção e frequência na limpeza.

Para limpeza do banheiro orientamos que comece de cima para baixo. Limpe as prateleiras e os armários com uma bucha, para limpar o espelho você pode usar um pedaço de palha de aço seco para limpar e depois passar um papel higiênico, finalizando e dando brilho no espelho.

A bucha para limpar a pia e o vaso deve ser diferente da usada nas prateleiras, após esfregar ambos é só esfregar o chão, enxágue e pronto. Banheiro limpo e faxina finalizada.

Limpar a casa não é uma das melhores tarefas do nosso dia a dia, mas é uma que com certeza não dá para fugir. Sendo assim, leve esse momento com mais leveza e tente se divertir no processo, a casa limpa ajuda a manter a paz no ambiente e o próprio bem-estar, de habitar em um ambiente higienizado.

5 Comentários
  1. […] Neste caso, procure um especialista para saber qual tipo seu jardim necessita, isso vai ajudar a eliminar fungos e bactérias que comprometem todas as plantas do seu […]

  2. […] Limpeza regular é necessário, apenas coletar os resíduos das lixeiras não é suficiente para manter o ambiente no qual elas estão instaladas limpo. […]

  3. […] de decorar, também funcionam como aromatizadores. Você pode colocá-las em seu vaso de planta ou até mesmo em um vaso de vidro e pingar algumas […]

  4. […] de ser uma prática muito comum, passar o ferro nas roupas em cima da cama talvez não seja uma boa ideia primeiro porque a roupa pode ficar […]

  5. […] ter uma ordem para organizar e limpar a casa você pode montar um checklist de limpeza, são inúmeras possibilidades, você pode organizar por dias da semana e ambientes, sempre […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Leia Mais

Privacidade & Politica de Cookies