O que é preciso para jogar tênis de mesa?

0

Para jogar tênis de mesa é preciso que os participantes tenham realizado a compra de todos os equipamentos necessários, entre eles uma mesa adequada e raquetes específicas para o esporte.

O tênis de mesa, também chamado de ‘’pingue-pongue’’, foi criado na Inglaterra durante o século XIX. Hoje, é considerado um esporte bastante popular, com cerca de 300 milhões de aprendizes e jogadores profissionais. Confira a seguir todos os itens necessários para jogar tênis de mesa. 

Quais equipamentos para jogar tênis de mesa?

Para jogar tênis de mesa da maneira tradicional alguns equipamentos são indispensáveis. Na prática atual, se faz necessário a utilização de uma mesa, desenvolvida especialmente para a prática, uma bola, raquetes e a rede utilizada na mesa.

Quais equipamentos para jogar tênis de mesa?
Fonte/Reprodução: original.

As raquetes do tênis de mesa são criadas em madeira e com um lado coberto por borracha e uma coloração fosca. Essa parte em borracha não pode ter mais de 2mm de espessura. Em jogos oficiais, as raquetes de todos os jogadores são inspecionadas pelos jurados da partida. 

Já a bola utilizada para jogar tênis de mesa é feita em PVC, com apenas 40mm de diâmetro e com peso igual a 2,7 gramas. Toda mesa deve ser dividida por uma rede, que faz parte das regras desse jogo.

Qual o tamanho oficial para a mesa de tênis de mesa?

Para jogar tênis de mesa de modo tradicional é preciso uma mesa com os tamanhos oficiais do esporte. Geralmente, as medidas de uma mesa para a prática são de: 2,74m em comprimento, 1,52 de largura e ao menos 76 cm de altura. O tampo principal de madeira da mesa utilizada deve ser feito em MDP e com a espessura de 15mm. 

Jogos profissionais de tênis de mesa devem utilizar equipamentos conforme as regras da prática. Não é possível utilizar nenhum item que fuja do tamanho determinado

Quais as regras para jogar tênis de mesa?

Para jogar tênis de mesa, é preciso estudar as regras em um primeiro momento. O jogo consiste em uma disputa entre jogadores. Cada jogador deve ter uma raquete para golpear a bola quando necessário.

O objetivo principal da prática é não permitir que o outro jogador realize a ação de devolver a bola para sua área. O jogador que conseguir atingir primeiro 11 pontos ou apenas 2 de vantagem de seu adversário é o vencedor.

A contagem de pontos é feita de duas maneiras, a primeira é em caso da bola pingar na área do oponente ou solo, sem que ele encoste nela. Já a segunda é caso o segundo jogador cometa um erro que faça a bola não pingar no lado adversário. 

No início de cada set da partida, os jogadores trocam de lado para continuar o jogo. Cada intervalo de troca é feito em um minuto, nesse tempo os jogadores podem se preparar para a próxima partida. Para ter direito ao uso da toalha para secar o suor, é necessário realizar 6 pontos disputados.

Para jogar tênis de mesa é preciso se atentar ao tempo. Cada set é realizado no total de 10 minutos e os jogadores podem revezar o saque em cada ponto que se é disputado. Em caso do recebedor obter 13 devoluções na troca de bolas, o jogo é finalizado e o recebedor declarado vencedor.

Para não cometer possíveis faltas, o jogador não deve bater mais de uma vez em sua bola, realizar movimentos durante a disputa ou encostar a mão na mesa do jogo. Além de apenas dois jogadores, o esporte pode ser jogado em duplas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Leia Mais

Privacidade & Politica de Cookies