Conheça os tipos de adubos e qual para usar no seu jardim!

0

Existe uma variedade enorme de tipos de adubos, que são essenciais para quem quer garantir a saúde de suas plantas. Ter sempre adubo em mãos é fundamental para os amantes da jardinagem, para estimular o desenvolvimento de suas plantas.

Continue a leitura para entender mais a respeito dos tipos de adubos e como usá-los da maneira certa!

Quais são os tipos de adubos?

Os tipos de adubo são divididos em orgânicos e inorgânicos, de acordo com a origem da matéria.

Adubo orgânico

Os adubos orgânicos têm seus nutrientes liberados lentamente, através da decomposição da matéria. Podem ser usadas matérias de origem vegetal, como plantas, ou de origem animal, como cascas de ovos.

Adubo inorgânico

Os adubos inorgânicos são preparados por especialistas, chamados de fertilizantes químicos. Eles possuem absorção rápida e eficaz, ideal para plantas fracas.

Porque é realizado o adubamento?

O adubamento é importante para repor à planta os nutrientes que ela receberia do solo se estivesse em uma floresta, por exemplo. A adubação serve para alimentar o solo, e fornecer as substâncias que a planta precisa para se manter saudável. Existem diversos tipos de adubos, os quais falaremos abaixo.

porque é realizado o adubamento

Fonte/Reprodução: original

Tipos de adubos orgânicos e onde usar

Os adubos orgânicos não possuem contra-indicações, pois podem ser usados regularmente na terra das plantas. Entre os adubos orgânicos temos o húmus de minhoca, o esterco e a farinha de ossos. Conheça-os abaixo.

Húmus de minhoca

Considerado por muitas pessoas o melhor adubo, o húmus de minhoca pode ser encontrado pronto em diversas lojas especializadas. As minhocas se decompõem e depositam os nutrientes necessários para a planta.

Esterco

O esterco é muito indicado para o uso em hortas e jardins, e pode ser tanto caseiro quanto comprado em lojas especializadas.

Farinha de ossos

A farinha de ossos possui fósforo e cálcio, que auxilia na regulação do pH da terra. É uma ótima ideal para qualquer tipo de planta, mas possui uma atuação mais lenta que os outros adubos orgânicos citados.

Tipos de adubos inorgânicos e onde usar

Seguir as instruções na hora de usar adubos inorgânicos é importante, pois o seu excesso pode causar alterações químicas no solo. Os adubos inorgânicos podem ser líquidos, concentrados, em pastilhas ou granulados. Conheça-os abaixo.

Fonte/Reprodução: original

Líquido

A aplicação do adubo líquido é feita diretamente no solo, de forma simples. Há também as versões em spray, que facilitam ainda mais o seu uso.

Concentrado

O adubo concentrado geralmente vem em frascos, e por ser muito concentrado, precisa ser diluído antes de aplicar na planta. Basta seguir as instruções de diluição indicadas no rótulo do produto.

Pastilha

A pastilha recebe esse nome por lembrar um comprimido grande, e também é um dos tipos de adubo de fácil aplicação. Ela deve ser enterrada no vaso ou no jardim, e quando a planta é regada, ela se dissolve aos poucos e libera seus nutrientes.

Granulado

Já o adubo granulado é indicado para jardineiros experientes, pois requer mais trabalho. É necessário revolver o solo com o auxílio de uma pá ou outro instrumento de jardinagem, e então regar a planta.

Os adubos são importantes para o desenvolvimento das plantas, que precisam dos nutrientes presentes neles para se manterem bonitas e saudáveis. Agora que você já descobriu quais são os tipos de adubos, está na hora de escolher a opção ideal para cuidar das suas plantas em casa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Leia Mais

Privacidade & Politica de Cookies