Conheça os 10 principais estilos de decoração de interiores

3

Para você que ama decoração, que ama ver uma casa que transpareça originalidade, personalidade e claro, sem deixar de ter aquele toque final. Para que isso seja possível, você precisa escolher um dentre vários estilos de decoração de interiores, seja boho, clássico, romântico, moderno, minimalista ou qualquer outro, o que vale é seguir o estilo que mais te agrada e deixar sua casa linda, aconchegante, com um charme especial.

O que é a decoração de interiores?

A decoração de interiores é uma metodologia de harmonização tanto de cores, texturas, quanto de mobiliário e elementos de decoração, de modo que transpareça o estilo e a personalidade de cada pessoa, independentemente de ser em um local para morar ou trabalhar.

Seja em qualquer ambiente, a decoração de interiores auxilia na criação de um clima agradável e aconchegante, tornando o local propício para você aproveitar momentos prazerosos com a família e os amigos.

O que é um estilo de decoração de interiores?

Estilo de decoração de interiores é quando você reforma toda uma casa de acordo com o seu gosto, sua personalidade. Dessa forma, você pode pensar em estilos como moderno, contemporâneo, romântico, clássico ou vários outros. Afinal de contas, o estilo que escolher, determinará quais cores usará, quais os móveis que mais combinam com a decoração e quais elementos decorativos utilizar em cada ambiente.

Quais os 10 estilos de decoração de interiores em alta?

Quem não gosta de ver sua casa, seu lar completamente repaginado, dispondo de originalidade, personalidade e beleza que encanta os olhos? Há diversos estilos de decoração de interiores, escolha um que mais te agrada, que mais combina com seu gosto pessoal e deixe a casa com a sua cara.
Dos diversos estilos de decoração de interiores, os que mais estão em alta no momento são?

  • Industrial
  • Moderno
  • Romântico
  • Vintage
  • Contemporâneo
  • Retrô
  • Clássico
  • Boho
  • Minimalista
  • Rústico

Agora que já conhece os principais, vamos detalhar cada um a seguir.

Estilo Industrial

O estilo industrial começou a fazer sucesso em Nova York, por volta das décadas de 50 e 70. Tudo se iniciou quando fábricas antigas que foram à falência, eram utilizadas como moradia por habitantes locais. Esse estilo ficou marcado por seu aspecto inacabado, característico das fábricas abandonadas na época.

As características desse estilo são as cores sóbrias que são utilizadas, normalmente apenas o branco, o preto e o cinza, mas há quem utilize de outras cores também como o vermelho, o amarelo e o azul.
Os elementos decorativos são de materiais como o aço inox, madeira maciça ou ferro. Os móveis todos de aço.

Todos eles sem pintura alguma, favorecendo ainda mais o estilo industrial. Não há paredes que separem os cômodos. Já as portas e janelas devem ser grandes e bem largas, propiciando a iluminação natural e a luminosidade do local.

Estilo Moderno

Esse estilo possui muita versatilidade, tendo em vista que consegue se ajustar em qualquer local, conseguindo agradar praticamente todos os gostos. Suas principais características são a simplicidade e a funcionalidade. Os elementos decorativos têm destaque em linhas retas, com móveis baixos e no modo horizontal.

As cores usadas nesse estilo permanecem neutras ou cores terrosas. Esse estilo consegue confundir com o estilo minimalista, sua diferenciação se dá apenas nos elementos de decoração e na paleta de cores.

É um estilo que valoriza a iluminação natural, pois as janelas não possuem adereços. Os móveis dispostos em um ambiente decorado nesse estilo precisam repassar toda a praticidade e simplicidade.

Estilo Romântic

Esse estilo é basicamente uma alteração do estilo clássico, prezando muito pela particularidade, comum especialmente em quartos. Os móveis dão ainda mais a impressão de comodidade. As cores usadas nesse estilo são bem suaves, geralmente com estampas florais, para deixar ainda mais romântico.

Contudo, há quem goste e opte por inserir cores em tons fortes e mais chamativas para a decoração, deixando a casa com mais personalidade e originalidade.

Estilo Vintage

Já o estilo vintage tem como principal característica elementos antigos originais, que foram conceituados no decorrer do tempo, pela qualidade, aparência ou até mesmo sentimentalismo. Os elementos decorativos utilizados nesse estilo de decoração são de madeira, ferro, plástico e tecidos. Já os tons usados vão desde os fortes até os mais suaves.
A mobília para esse estilo normalmente é de aparência envelhecida, seja em razão dos sinais provocados pelo tempo e utilização, como traços de coloração apagada, escoriações etc.

Estilo Contemporâneo

O estilo contemporâneo segue as mesmas diretrizes do estilo clássico, porém acompanhando tendências atuais. Esse estilo despontou no século 20, no qual a prioridade desse estilo foi de se libertar dos adereços exagerados, favorecendo o vínculo funcionalidade e aparência.

Esse estilo costuma utilizar formatos geométricos e peças neutras, o que faz com que a concepção de design inovador e prático seja valorizado. Os móveis geralmente são bem baixos ou próximos ao chão.
Os tons usados nesse estilo são neutros e a contraposição é toda dos elementos decorativos, isto é, os tapetes, almofadas, cortinas ou qualquer outro.

A luminosidade é outro fator de suma importância, deixando o ambiente com um toque de aconchego e, para isso, costuma-se usar muito forro de gesso que possui luminárias planejadas.

Estilo Retrô

Já o estilo retrô é parecido com o estilo vintage, a diferença é que o vintage utiliza elementos antigos e o estilo retrô apenas reinventa os objetos, porém dando um toque de modernidade, como por exemplo a mobília, geladeira e eletrodomésticos no geral, são objetos reinventados.
Para decorar sua casa nesse estilo, aposte em papéis de parede com estampas que remetem ao passado, eletrodomésticos que recordam antiguidade, além de algumas placas decorativas com imagens de símbolos passados.

Estilo Clássico

O estilo clássico sempre se manteve em alta, em decorrência de sua praticidade e funcionalidade. Suas diretrizes vão desde traços sofisticados, enfeites requintados e simetria equilibrada entre os móveis suntuosos, objetos e elementos ricos.

As cores usadas são em tons sóbrios. Geralmente usa-se os tons bege, rosa claro, em combinação com os tons bordô, verde-escuro, azul-marinho e preto, para compor as paredes e os tecidos usados. Entretanto, o ferrugem, o dourado e o prateado também podem se manifestar em quadros ou luminárias, formando uma luminosidade bem suave, dando preferência para a luz amarelada.

Estilo Boho

O estilo boho normalmente é uma junção de outros estilos. Comum em lares contemporâneos e uma boa opção para quem está atrás de uma decoração mais despojada e colorida. Possui um toque um pouco hippie, pouco rústico, no qual alguns tecidos e texturas ajudam a compor o estilo.

É um estilo que requer muita criatividade, unindo sinais orientais, étnicos, hippie e vintage, podendo também conter traços do estilo romântico, porém fugindo o padrão tradicional.

As cores mais usadas são marrons, bege, verde oliva, preto e laranja, podendo haver também alguns detalhes de mostarda, roxo, prata ou dourado. Já nos móveis, aposte em materiais como madeira, pois deixa o ambiente em destaque.

Estilo Minimalista

A frase desse estilo é de que “menos é mais”. O estilo minimalista tem buscado algo com mais funcionalidade e que fosse menos consumista. As cores ficam por conta de tons leves, com pouca mobília, de material em madeira, alumínio ou inox.

Esse estilo prioriza muito a praticidade e não a aparência. A lei desse estilo é desapegar e organizar. Dessa forma, os cômodos se tornam mais amplos e bem mais arejados. Os tecidos utilizados são lisos, em texturas leves, simétricos, não dispondo de estampas.

Estilo Rústico

Por fim, esse estilo de decoração de interiores tem inspiração nas casas de campo, onde a madeira é o componente em evidência na mobília, nos pisos. As paredes, por sua vez, recebem pinturas ou revestimento de pedras e tijolos de cerâmica visíveis.

As cores vão desde tons claros a terrosos, em contraste com ornamentos de decoração e tecidos, ou seja, molduras de paisagens, almofadas, tecidos com estampas de flores ou xadrez, colchas de retalhos, todos com traços familiares.

Uma casa com esse estilo de decoração costuma ser natural e aconchegante, além de oferecer muita comodidade. A organização da casa fica por conta da informalidade, mas o conforto permanece. Elementos como jarros, louças, artesanatos geralmente ficam em exibição em mobílias abertas.
Escolha um destes estilos de decoração e arrase na decoração da sua casa, recebendo as pessoas com mais conforto e aconchego.

3 Comentários
  1. […] Os ​​acessórios de cozinha são aqueles utilizados na hora do preparo de receitas e fazem toda diferença no seu conforto e também na agilidade desses preparos. Esses acessórios deixam a sua cozinha mais funcional e dependendo do estilo, ainda podem ajudar na decoração da sua casa. […]

  2. […] sonho de muitas pessoas é ter seu quarto decorado ao seu estilo, mas por falta de informação, muitos acham que isso é uma tarefa impossível. Felizmente, […]

  3. […] piso de madeira deixa o seu imóvel bastante elegante, além de ser fácil de colocar. Entretanto, o seu desgaste […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Leia Mais

Privacidade & Politica de Cookies