Tipos de barras de apoio para banheiro e quando usá-las?

0

As barras de apoio usadas em banheiros são itens fundamentais para melhorar a acessibilidade desses ambientes. Com o equipamento correto e uma boa instalação, todo espaço privado de casas ou prédios, de uso coletivo, pode facilmente ser usado por qualquer pessoa. Leia o texto até o final e entenda mais sobre esses acessórios e quais são os tipos mais comuns.

O que são as barras de apoio?

As barras de apoio são equipamentos que podem ser instalados em ambientes como os banheiros para facilitar o uso por pessoas que têm dificuldades de locomoção. Elas costumam ficar próximas ao vaso sanitário, à pia ou ao chuveiro.

o que são as barras de apoio
Fonte/Reprodução: original

Geralmente, produzidas em aço inox, as barras de apoio devem ser instaladas de acordo com as normas determinadas pela NBR 9050/2020, o que garante que seu uso seja o melhor possível.

Para quem as barras de apoio são indicadas?

As barras de apoio podem ser usadas por qualquer pessoa, mas são especialmente indicadas para quem tem algum tipo de limitação física, que atrapalhe a locomoção. Isso serve tanto para quem possui problemas permanentes quanto para quem está temporariamente debilitado. Idosos, cadeirantes e pessoas que sofreram acidentes e estão em recuperação são exemplos de grupos que precisam desse tipo de equipamento.

Quando as barras de apoio são indicadas para uso?

Como mencionado, as barras de apoio devem ser usadas por pessoas que têm limitações físicas e de locomoção, que precisam acessar os banheiros ou outros espaços físicos. Isso serve tanto para propriedades pessoais quanto para locais públicos, como shoppings e escolas.

Esses itens são indicados para diminuir os riscos de acidentes nesses ambientes e garantir que todos possam ter acesso aos espaços físicos em segurança.

Quais os tipos de barras de apoio?

Todos os parâmetros associados ao uso das barras de apoio são pontuados pela norma NBR 9050 de 2020. Este mesmo documento serve também para determinar quais são os tipos de barras que podem ser usadas. Veja abaixo as principais.

Barra reta

A barra reta é a mais comum de todas e costuma ser prática e bem funcional. Pode ser instalada na maioria dos banheiros, em diferentes locais, como perto do vaso, da pia ou mesmo na porta (como puxador).

Barra angular

Esse tipo de barra apresenta uma dobradura, que garante uma boa pegada pelo usuário. Essa barra pode ser colocada perto de banheiras, no box do banheiro ou próxima à pia.

Barra da parede ao piso

Esse modelo, como o nome sugere, tem uma ponta instalada na parede e outra no chão, o que lhe confere bastante estabilidade. Colocá-la ao lado do vaso sanitário, por exemplo, pode ser uma boa maneira de garantir mais autonomia de movimento para quem for usá-lo.

Barra em L

O desenho desse modelo é em L, o que possibilita que seja usado para melhorar a locomoção tanto na horizontal quanto na vertical (isso depende da forma como é usada). Costuma ser encontrada dentro do box, perto do registro do chuveiro.

Barra em U

As barras de apoio em U, por sua vez, têm um formato mais arredondado e são muito utilizadas próximas ao lavatório. Pode ser encontrada em versões grandes ou pequenas.

Barra lateral articulada

Essas barras de apoio são colocadas ao lado do vaso sanitário e podem ser recolhidas quando não estão em uso, por isso o nome. Também podem ser chamadas de flip-up e flip-down.

Barra lateral fixa

Esse tipo é parecido com o anterior (inclusive no modo de usar), mas não apresenta a funcionalidade de ser recolhida quando não é usada.

Como instalar as barras de apoio?

Todas as orientações formais para instalação das barras de apoio estão presentes no documento NBR 9050/2020. Algumas das principais recomendações podem ser conferidas na lista abaixo. As barras de apoio devem:

  • Ter entre 30 a 45 mm de diâmetro;
  • Suportar, ao menos, 150 kg;
  • Ser resistentes à corrosão;
  • Na hora da instalação, estar a uma distância mínima de 40 mm da parede.

É fundamental, também, que os itens sejam manuseados e fixados por profissionais capacitados. Isso garante que os equipamentos não sejam instalados de maneira inadequada e nem em locais impróprios, o que pode interferir diretamente na sua função, que é dar segurança às pessoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Leia Mais

Privacidade & Politica de Cookies